Tema do Projeto: Gincana da Digitação – PETI
(Programa de
Erradicação do Trabalho Infantil)
Objetivo: Incentivar o aluno a superar desafios, e
com isso um aprendizado lúdico.
Público Alvo: 80 alunos entre crianças e
adolescentes de 07 anos a 16 anos
Recursos utilizados: computadores, textos impressos
e impressora para futura correção da digitação.
Local: Laboratório de Informática do Educandário
Descrição: Selecionar textos com assuntos atuais e
de interesse de todos, para iniciar a competição. Marcar o tempo. Incentivá-los
com brindes como: livros, CDs educativos, passeios a museus, cinema, lanches,
etc.
Cronograma: A gincana será realizada em 03 etapas.
Primeira etapa: Todos irão participar, com o mesmo texto,
para percepção de quem alcança o maior volume de textos digitados, tempo para
essa competição 40 minutos.
Segunda etapa: escolha de 20 alunos que se destacaram para
uma nova digitação, porém agora com um texto
que exige conceitos de pontuação e formatação.
Terceira etapa: escolha de 10 alunos para conclusão da
gincana onde o texto conterá recursos aprendidos durante a gincana bem como uso
de tabelas, figuras, pontuação e formatação.
Encerramento da gincana: premiação aos 03 alunos que se
destacaram no desafio da digitação, bem como um incentivo a participação de
outras tarefas.
Olá Simone, para a informática instrumental onde o foco, ou objetivo, é o aplicativo em si, sem compromisso com o conteúdo, a gincana valerá. Para a Informática Aplicada à Educação onde o objetivo está no conteúdo pedagógico eu sugiro Gincana de produção de textos, ao invés de Gincana de digitação, e acrescentar na gincana pelo menos uma parte onde sejam valorizadas questões como: criatividade, diversidade de estilos literários, e outros. Ou então antecedendo a gincana de digitação, fazer um trabalho de produção de textos de diferentes estilos, onde seriam selecionados os textos da Gincana de Digitação. Abraços, Marieme
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