terça-feira, 5 de junho de 2012

Projeto Gincana da Digitação - PETI


Tema do Projeto: Gincana da Digitação – PETI
 (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)

Objetivo: Incentivar o aluno a superar desafios, e com isso um aprendizado lúdico.
Público Alvo: 80 alunos entre crianças e adolescentes de 07 anos a 16 anos
Recursos utilizados: computadores, textos impressos e impressora para futura correção da digitação.
Local: Laboratório de Informática do Educandário
Descrição: Selecionar textos com assuntos atuais e de interesse de todos, para iniciar a competição. Marcar o tempo. Incentivá-los com brindes como: livros, CDs educativos, passeios a museus, cinema, lanches, etc.  
Cronograma: A gincana será realizada em 03 etapas.
Primeira etapa: Todos irão participar, com o mesmo texto, para percepção de quem alcança o maior volume de textos digitados, tempo para essa competição 40 minutos.
Segunda etapa: escolha de 20 alunos que se destacaram para uma nova digitação, porém agora com um texto  que exige conceitos de  pontuação e formatação.
Terceira etapa: escolha de 10 alunos para conclusão da gincana onde o texto conterá recursos aprendidos durante a gincana bem como uso de tabelas, figuras, pontuação e formatação.
Encerramento da gincana: premiação aos 03 alunos que se destacaram no desafio da digitação, bem como um incentivo a participação de outras tarefas.

Um comentário:

  1. Olá Simone, para a informática instrumental onde o foco, ou objetivo, é o aplicativo em si, sem compromisso com o conteúdo, a gincana valerá. Para a Informática Aplicada à Educação onde o objetivo está no conteúdo pedagógico eu sugiro Gincana de produção de textos, ao invés de Gincana de digitação, e acrescentar na gincana pelo menos uma parte onde sejam valorizadas questões como: criatividade, diversidade de estilos literários, e outros. Ou então antecedendo a gincana de digitação, fazer um trabalho de produção de textos de diferentes estilos, onde seriam selecionados os textos da Gincana de Digitação. Abraços, Marieme

    ResponderExcluir